Reforma Tributária e gestão financeira são temas de workshop na ACIAG
sexta, 25 de julho de 2025
A ACIAG Mulher promoveu um workshop no dia 22 para capacitar suas conselheiras. O evento abordou temas essenciais para o futuro dos negócios, como a Reforma Tributária e a gestão de fluxo de caixa.
A ACIAG Mulher, em Guaíra, realizou um workshop de capacitação no último dia 22, na sede da Associação Comercial e Empresarial. O evento reuniu cerca de vinte empreendedoras, com o objetivo de fortalecer o quadro associativo feminino com informações estratégicas.
O encontro, idealizado com a intenção de preparar as mulheres para as mudanças no cenário econômico, teve a participação de duas palestrantes, que aprofundaram conhecimentos sobre a Reforma Tributária e a gestão de fluxo de caixa, considerados cruciais para a sustentabilidade de suas empresas.
A primeira palestra foi ministrada pela contadora Márcia Schon, que abordou a importância da gestão de fluxo de caixa. A especialista definiu o fluxo de caixa como uma ferramenta de planejamento estratégico, fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. Ela enfatizou que decisões empresariais devem ser tomadas com base em dados concretos, e não em percepções sem base.
Márcia Schon destacou os principais erros cometidos por empreendedores, como a mistura das finanças pessoais com as da empresa e a falta de previsão de despesas. A especialista recomendou o registro contínuo de todas as entradas e saídas e o acompanhamento diário ou semanal do fluxo de caixa. A contadora enfatizou que “quem controla seus números, controla o seu negócio”.
A contadora finalizou apresentado a ferramenta BIO Financeiro como uma solução para micro e pequenas empresas. O sistema, simples e acessível, permite o controle completo das movimentações financeiras. De acordo com a contadora, a ferramenta ajuda a criar previsibilidade e a identificar desperdícios. Para a especialista, empreender com consciência financeira é o que permite crescer com segurança.
A segunda parte do workshop foi conduzida pela advogada tributarista Tatiane Sanfilippo, que explicou os impactos da Reforma Tributária. Com implementação prevista para 2026, a nova legislação substituirá vários impostos atuais pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Segundo a especialista, o modelo exigirá das empresas maior controle financeiro e uma escrituração contábil precisa.
A advogada alertou para o possível fim do Simples Nacional, que ainda está em debate. Essa mudança pode representar um grande desafio para micro e pequenas empresas, pois precisarão se adaptar a um sistema mais complexo. A expectativa da especialista é que a reforma também traga oportunidades, como maior transparência fiscal e potencial redução da carga tributária em alguns setores.
Vanilde Tonn, presidente da ACIAG Mulher, enalteceu que a iniciativa faz parte da estratégia do conselho das mulheres para fortalecer o associativismo feminino na cidade. “Esta ação buscou fornecer dados de alta qualidade que possam ser aplicados diretamente no dia a dia dos negócios”, finalizou
Galeria de Fotos