Medidas Restritivas e Sanitárias para a Fronteira
quarta, 24 de março de 2021
O Município de Guaíra esteve representado na manhã desta quinta-feira (18), pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter, junto ao Presidente da ACIAG (Associação Comercial e Industrial de Guaíra) Jair Schellemer, e o Coordenador da Vigilância Sanitária de Guaíra, Francisco do Amaral Fontes, em uma reunião em Salto del Guairá/PY com autoridades municipais, estaduais e federais do Paraguai entre outros representantes do Município de Mundo Novo/MS, onde trataram sobre medidas de contenção do vírus covid-19.
A reunião foi planejada em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e a ACIAG, com o intuito de propor a criação de um único protocolo de medidas restritivas e sanitárias para a fronteira, em combate a disseminação do coronavírus. Essa necessidade se fez a partir de inúmeras denúncias referentes a festas e aglomerações realizadas por parte dos brasileiros em território paraguaio.
Moradores de Mundo Novo, Guaíra e arredores, por não poderem fazer festa em seus municípios devido às restrições e demais medidas sanitárias decretadas pelos Estados e ratificadas pelos Municípios, organizam festas, confraternizações em locais públicos e privados de Salto del Guairá. Essa prática furou todo o controle e bloqueio previsto para cessar o contágio do COVID-19.
A ACIAG levou a reivindicação e a preocupação dos empresários brasileiros com relação a facilidade de aglomeração e festas clandestinas no país vizinho. Atitude essa que coloca em risco a economia de toda fronteira, pois em caso de crescimento do números de casos ativos, medidas restritivas comerciais são necessárias e isso gera transtorno imensurável a todos.
Preocupados com a manutenção dos guairenses que trabalham no Paraguai, junto ao impacto da economia entre Brasil e Paraguai, o Secretário Adriano solicitou a possibilidade de adoção de medidas restritivas com o intuito de proibir atividades de lazer à pessoas que não respeitam as normas restritivas da saúde, pois esta prática traz uma insegurança, e até a ineficácia, das ações já desenvolvidas nos municípios.
O Diretor da Vigilância Sanitária, Francisco, preocupado com os índices e o avanço do contágio do covid -19, solicitou às autoridades de saúde pública do Paraguai mais fiscalização e a exigência da aplicação e do uso das normas referente a contenção do contágio, salientando que os números de casos ativos, atendimento, tratamento, internamento e óbitos de Salto del Guairá, Guaíra e Mundo Novo, encontram-se extremamente preocupantes.
Após a reunião ficou o compromisso do governo de Salto del Guairá na adoção de medidas mais restritivas e na publicação de um documento com regras que serão adotadas para o combate do covid-19 em consonância às solicitações tratadas na reunião. O documento sairá nos próximos dias.
Cabe ressaltar ainda que a competência, ou seja, a autorização para a ordem de fechamento da fronteira, é de jurisdição exclusiva do Governo Federal, nem o Município de Guaíra, nem o Município de Mundo Novo, e nem o Governo Estadual possuem a autonomia necessária para esta ação.
Galeria de Fotos