Manutenção dos royalties de Itaipu é destaque em posse dos Lindeiros
sexta, 03 de março de 2023
Novo presidente do Conselho destaca importância da manutenção dos recursos da Itaipu e a importância de buscar parcerias para melhorar a infraestrutura das rodovias da região Oeste do Paraná.
A Associação Comercial e Empresarial de Guaíra marcou presença na eleição da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada na última terça-feira (28) na cidade de Santa Helena (PR).
A nova diretoria executiva tem como presidente o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade-Zado, e como integrante do Conselho Fiscal o vereador de Guaíra, Givanildo José Tiroldi. O novo presidente destacou a importância da manutenção dos Royalties de Itaipu, principalmente diante da revisão do conhecido ‘Anexo C’, do Tratado de Itaipu.
Outro ponto enfatizado foi a necessidade de buscar apoio e recursos junto à Itaipu Binacional, Governo do Estado, Governo Federal e outras entidades para melhorar as rodovias da região e expandir a capacidade de trânsito com duplicação, terceiras pistas e áreas de desaceleração.
O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, presidente da gestão 2021-2022, destacou as ações do Conselho dos Lindeiros, principalmente o processo para a implementação do consórcio multifinalitário e de uma sala de projetos para atender aos municípios membros. "O cooperativismo na região é muito forte e precisa de obras estruturantes", afirmou.
O evento contou com a participação de prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais e empresariais dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu. O vice-presidente da ACIAG, Jair Schlemmer, representou a entidade e manifestou o seu apoio à nova presidência que assumiu a gestão para o período de 2023/2024.
Jair afirmou que as cidades que margeiam o Lago de Itaipu vão passar por um momento muito importante, que é a reformulação da política de Royalties distribuídos pela Binacional. Por isso, é essencial que haja união e trabalho integrado com as autoridades para garantir o desenvolvimento da região e a manutenção dos benefícios trazidos pela usina hidrelétrica de Itaipu.
"Como representante da ACIAG, posso afirmar que somos parceiros para defender os interesses não só dos municípios lindeiros, mas principalmente da cidade de Guaíra, que foi uma das mais prejudicadas com a extinção das sete Quedas", concluiu Schlemmer.
Galeria de Fotos