Guaíra vence a edição do Prêmio Caciopar Mulher
quarta, 25 de setembro de 2024
Evento em Cascavel premiou mulheres que se destacaram por suas trajetórias empresariais e sociais na região. A cidade de Guaíra foi representada por Sabrina Aquino que trouxe o prêmio maior.
Dezessete empresárias da região participaram da quinta edição do Prêmio Caciopar Mulher Empreendedora, que aconteceu na sexta-feira, 20, durante o Congresso da Caciopar no Sesc Hotel Fazenda, em Cascavel. Sabrina de Souza Aquino, empresária e publicitária de Guaíra, foi a grande vencedora do concurso, representando a Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (Aciag).
O concurso organizado pela Caciopar Mulher enaltece trajetórias de vida e empresariais que se transformam em marcos de estímulo. Três das 17 inscritas foram para a final. Além de Sabrina, disputaram o título Angelita de Oliveira, ligada ao Núcleo Acic Mulher, de Cascavel, e Mariana Lamberti, da Acimacar, de Marechal Cândido Rondon.
Durante a cerimônia de premiação, Sabrina emocionou o público com seu discurso ao receber o troféu: "Esse prêmio é um marco na minha vida pessoal e profissional. Tenho muito orgulho da minha trajetória nestes 26 anos como empresária, tanto das conquistas que tive como dos desafios que enfrentei. Quero agradecer ao meu marido e meus filhos pela paciência em ter uma empreendedora em casa. Também quero agradecer ao meu núcleo de mulheres empresárias da associação comercial da minha cidade, que estão comigo nesta jornada associativista."
A diretora da Caciopar Mulher, Justina Metzner, destacou a importância do concurso no reconhecimento das conquistas femininas. "Nosso concurso virou referência no Paraná, inspirando outras coordenadorias a criar premiações semelhantes, exaltando o trabalho das mulheres", afirmou.
Sabrina, além de ser reconhecida por sua atuação empresarial, foi premiada com um troféu, um programa de desenvolvimento de liderança e uma reportagem especial na revista “Somos Oeste”. Sua trajetória pessoal e profissional é marcada por superação e inovação. Criada em um ambiente empreendedor, ela fundou a primeira agência de eventos e publicidade de Guaíra e atualmente lidera três empresas.
A premiação de Sabrina foi celebrada pela direção da Aciag. Jair Schlemmer, presidente da entidade, destacou o orgulho de ver uma representante de Guaíra conquistando um prêmio tão importante. Ele ressaltou o impacto positivo da vitória para a entidade e para a comunidade empresarial da cidade, principalmente entre o público feminino.
A quinta edição do prêmio se destacou pela profundidade das histórias apresentadas, ressaltando a resiliência e determinação das empresárias envolvidas. O evento reafirma o papel das mulheres como protagonistas do desenvolvimento empresarial e comunitário na região oeste do Paraná.
Histórico de Sabrina
Criada em um ambiente familiar empreendedor, Sabrina aprendeu com o pai a importância da ousadia nos negócios e, com a mãe a disciplina financeira. Desde cedo, ela mostrou liderança e dedicação, assumindo o grêmio estudantil e participando de atividades religiosas na comunidade. A maternidade precoce mudou seus planos, afastando-a da música, mas a aproximando do empreendedorismo.
Aos 20 anos, lançou a sua primeira empresa e, simultaneamente, ingressou no serviço público, onde permaneceu por 18 anos. Ela fundou a primeira agência de eventos e publicidade de Guaíra e então enfrentaria momentos de grande dor com a perda de duas filhas. Em 2014, filiou-se à Aciag e passou a integrar o núcleo de mulheres empresárias, entidade que viria a presidir dez anos depois.
Além de sua contribuição ao meio empresarial, Sabrina também é conhecida por seu engajamento em ações comunitárias. A pandemia trouxe novos desafios, forçando-a a inovar com a criação do canal Agora e Para Sempre, no YouTube. Atualmente, Sabrina está à frente de três empresas.
Galeria de Fotos