Guaíra vai receber audiência pública da Nova Ferroeste

terça, 17 de maio de 2022

O presidente da ACIAG faz um convite para que a classe empresarial da cidade participe do evento e se manifeste, tirando todas as dúvidas relacionadas às questões ambientais.

A cidade de Guaíra recebe na próxima quarta-feira (18), integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para discutir com a sociedade a emissão da Licença Prévia (LP) ambiental para a construção do novo traçado da estrada de Ferro Paraná Oeste, mais conhecida como Ferroeste.

A Nova Ferroeste vai percorrer por trilhos 49 municípios, interligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná, impactando a vida de moradores de 49 municípios ao longo do seu traçado, oito municípios no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná.

A cidade de Guaíra está inserida no projeto e será uma das sete cidades a receber a audiência pública. A escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais.

O encontro será para discutir pontos importantes do projeto como os impactos ambientais e as medidas de compensação da fauna e da flora. Em Guaíra, um dos assuntos abordados será o impacto dentro de uma comunidade quilombola. O processo será coordenado pelo Ibama, com participação de outras entidades: federal, estaduais e municipais.

O encontro é muito aguardado pela Associação Comercial de Guaíra (ACIAG), que há pelo menos 30 anos discute a chegada dos trilhos da ferrovia em Guaíra. Osmar Volpatto, presidente da entidade, ressalta a importância da audiência.

“Há anos discutimos este assunto, então a sociedade guairense tem muito receio em tratar deste tema, mas acredito que o momento é muito oportuno. Os tempos são outros, a ferrovia está buscando recursos com a iniciativa privada, então existe uma grande possibilidade dela sair do papel e precisamos estar atentos a isto. Faço um convite para que a classe empresarial marque presença para expressar a sua posição, principalmente naqueles relacionados à implantação de um terminal logístico em nossa cidade. Precisamos garantir este investimento”, concluiu Volpatto.

O início da audiência em Guaíra está previsto para às 19 horas no Salão Navegantes. A reunião também será transmitida pela internet e perguntas e observações poderão ser enviadas e respondidas durante ou após o evento, como parte do projeto de concessão.

Fonte:

Galeria de Fotos