Guaíra busca inspiração em ecossistema tecnológico do Sudoeste
quarta, 17 de setembro de 2025
Em missão técnica a Dois Vizinhos, comitiva de Guaíra busca inspiração para fortalecer o ecossistema tecnológico local. O objetivo é replicar boas práticas para impulsionar o desenvolvimento e a inovação em Guaíra.
Uma comitiva formada por representantes de Guaíra realizou uma missão técnica na última segunda-feira, dia 16 de setembro, em Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. O objetivo da ação, promovida pelo Grupo de Trabalho de Inovação do PRODESG, Programa de Desenvolvimento Econômico, foi conhecer o ecossistema tecnológico local e identificar as práticas que transformaram a cidade em um polo de referência na área. A missão busca inspirar futuras iniciativas em Guaíra.
O grupo de trabalho é composto por servidores municipais, membros da Associação Comercial e Empresarial (ACIAG), empresários locais e professores. Refletindo a ação de apoiar atividades voltadas ao desenvolvimento econômico, tecnológico e educacional de Guaíra, a Administração Municipal disponibilizou o transporte para toda a comitiva.
A programação incluiu visitas estratégicas a instituições-chave para a inovação local. A comitiva esteve na SUDOTEC, uma instituição sem fins lucrativos que atua como incubadora de talentos e startups. Eles também visitaram a CISS, uma das maiores empresas de software da América Latina, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde foram apresentados a projetos de incubação e patentes.
A escolha de Dois Vizinhos se deu pelo seu notável desenvolvimento. A cidade, que há 35 anos era menor que Guaíra, se tornou um exemplo de crescimento. A CISS, primeira das 37 startups instaladas na região, hoje emprega mais de 800 pessoas e atende seis mil pontos de varejo no Brasil. A SUDOTEC, apoiada pelos setores público e privado, é responsável por estimular o surgimento de novas empresas.
O coordenador do Grupo de Inovação e Tecnologia do Prodesp, Guilherme Vitor, destacou a importância da visita para a criação de novas conexões. "O importante é o network. Muitas ideias foram extraídas, e os contatos mantidos serão importantes para melhorar o sistema de inovação da cidade", afirmou Vitor.
Já a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), Sabrina Aquino, reforçou que o objetivo principal foi o de replicar em Guaíra as experiências bem-sucedidas observadas na missão. "O objetivo é trazer essas experiências para o nosso município e impulsionar nosso ecossistema tecnológico", declarou Sabrina.
As lições aprendidas em Dois Vizinhos, segundo o grupo, servirão de modelo para o desenvolvimento econômico e educacional do município, com a intenção de impulsionar o ecossistema tecnológico local.
Galeria de Fotos