Governador anuncia o início da revitalização da ponte Ayrton Senna

sexta, 27 de maio de 2022

A direção da ACIAG acredita que nos próximos 18 meses, a obra de R$ 18,2 milhões possa causar um pouco de transtorno, mas gere emprego, renda e oportunidades para a cidade de Guaíra.

A cidade de Guaíra recebeu na manhã desta sexta-feira (27) o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que veio assinar a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da ponte Ayrton Senna.

A obra receberá um investimento na casa de R$ 18,2 milhões, com recursos provenientes do Governo do Estado, governo federal e da Itaipu Binacional, e terá um prazo de conclusão de 18 meses.

Estão previstas a restauração, recuperação, reforço estrutural e iluminação pública com luminárias LED. Também a execução de melhorias no sistema de drenagem e serviços de manutenção em todo o trecho contemplado durante a obra, em uma extensão de 3,6 quilômetros, além de reforço na pavimentação de acesso à ponte no lado paranaense.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço foi muito bem prestigiada pelas autoridades locais e regionais. A Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) também marcou presença com a participação do presidente Osmar Volpatto, do vice-presidente Jair Schllemer, do ex-presidente, Edson Gomes Pepe e do ex-vice-presidente, Adriano Richter.

Osmar inclusive esteve com o Governador, agradeceu o investimento e mais uma vez reiterou a dívida histórica que a nação brasileira tem com a cidade de Guaíra. “A nossa cidade foi uma das mais injustiçadas do país. Obras como a revitalização da ponte, o futuro contorno e o terminal logístico da Ferroeste são formas de ressarcir um pouco da perda que tivemos com o fim das Sete Quedas”, lembrou.

O início das obras de revitalização da ponte Ayrton Senna pontua mais um importante capítulo da história da cidade. Vale lembrar que a Associação Comercial foi uma grande defensora da construção da ponte. Em meados dos anos de 1980, com a paralisação das Obras da Usina Ilha Grande, que seria construída em Guaíra, acampou o movimento “Operação Sete Quedas” que chamou a atenção das autoridades do país para a necessidade do investimento.

De lá para cá, muita coisa mudou. Inaugurada em 1998, a Ponte Ayrton Senna se transformou em um dos principais elos logísticos entre o norte e o sul do Brasil, mas nunca recebeu uma grande reforma. A expectativa é a de que nos próximos 18 meses a obra possa causar um pouco de transtorno, mas gere emprego, renda e oportunidades para o município.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos