Filipe Barros participa de reunião estratégica contra invasões em Guaíra

segunda, 17 de fevereiro de 2025

O encontro com o deputado federal reuniu autoridades locais para debater a insegurança gerada pelas invasões. A ACIAG esteve presente, foi ouvida e também pode falar sobre entraves causados pela situação.

A presença do deputado federal Filipe Barros em Guaíra, na tarde de sexta-feira (14), reforçou o debate sobre um dos temas mais sensíveis para o município: as ocupações de terras produtivas. Durante uma reunião no Paço Municipal, lideranças políticas e empresariais discutiram soluções para garantir segurança jurídica e fomentar o desenvolvimento econômico da região.

O encontro contou com a participação do prefeito Gileade Osti, do vice-prefeito de Guaíra, Luiz Ferroquina, vereadores, secretários municipais, além da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), Sabrina Aquino e do presidente do Sindicato Rural, Silvanir Rosset. A principal pauta foi o impacto das invasões no setor produtivo e a necessidade de ações eficazes para mitigar o problema.

O Deputado falou da gravidade da questão indígena em Guaíra, compadecendo com as lideranças locais de que as demarcações podem comprometer o desenvolvimento do município. Ele ficou por dentro das denúncias já investigadas pela Polícia Federal, dos casos de violência e a falta de interlocução do governo federal para resolver o problema. Barros se comprometeu a levar as demandas e relatórios para Brasília nas próximas semanas em busca de soluções.

Sabrina Aquino, presidente da ACIAG, destacou a urgência da situação e o compromisso da entidade em buscar soluções. "Estamos enfrentando um momento crucial para nossa cidade, onde a segurança jurídica e o futuro econômico estão em jogo. Precisamos agir de forma decisiva e colaborativa", afirmou.

A mobilização já vinha ganhando força antes da visita do parlamentar. No último dia 28 de janeiro, a ACIAG promoveu uma reunião com representantes do Executivo, Legislativo, setor empresarial e imprensa, resultando na elaboração de um documento conjunto solicitando medidas imediatas das autoridades.

No dia 12 de fevereiro, esse movimento avançou com a entrega de um ofício ao governador Ratinho Junior, formalizando a demanda por ações concretas. O documento foi entregue por Sabrina Aquin e Reni Fernande, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR). "Nossa intenção é unir esforços para encontrar uma solução pacífica e que beneficie toda a comunidade", declarou Sabrina.

A expectativa agora é pela continuidade das negociações e implementação de medidas que garantam a estabilidade fundiária e o crescimento sustentável do município. A ACIAG segue engajada no diálogo com autoridades estaduais e federais para reforçar a necessidade de uma resposta efetiva ao problema.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos