Evento na OAB aborda avanços e desafios no combate à violência doméstica

segunda, 09 de dezembro de 2024

Ação integra campanha global e promove conscientização sobre violência contra mulheres. A ACIAG esteve presente com o seu núcleo feminino e ressaltou a relevância de promover diálogos sobre o assunto.

Na última sexta-feira, 06 de dezembro, Guaíra recebeu um evento em prol do fim da violência contra a mulher. A roda de conversa, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Guaíra, em parceria com a Câmara Municipal e a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, integrou a campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A iniciativa, promovida pelo Legislativo Municipal, contou com a participação das vereadoras Cristiane Giangareli e Mirele Ceto Leite, além da mediação da presidente da OAB, Lisiane de Campos. O evento também teve a presença da juíza Maria Luíza Mourthe de Alvim Andrade e da Guarda Municipal, Helen Loiola Gonçalves, responsável pela patrulha Maria da Penha.

Autoridades locais, advogados, representantes do poder público e movimentos sociais estiveram reunidos na sede da OAB para debater temas como as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres, o papel das políticas públicas no enfrentamento dessas violações e as ações do Poder Judiciário e da OAB para assegurar proteção e justiça às vítimas e garantir justiça.

A roda de conversa faz parte de uma mobilização que ocorre em mais de 150 países, encerrando-se no dia 10 de dezembro, data que marca a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em Guaíra, o evento simbolizou um compromisso crescente com a erradicação da violência contra a mulher.

A ACIAG marcou presença com a participação da presidente da ACIAG Mulher, Sabrina Aquino, que ressaltou a relevância de promover diálogos sobre a questão. “É fundamental falarmos sobre o fim da violência contra a mulher, pois essa luta não é só contra a agressão física, mas também contra a falta de respeito, igualdade e justiça”, afirmou. Ela também destacou os avanços obtidos, embora tenha apontado que o caminho a ser percorrido ainda é longo.

Sabrina enfatizou a necessidade de união entre diferentes frentes sociais e políticas. “Nós, da ACIAG e ACIAG Mulher, estamos juntas nesse propósito. Precisamos unir forças para garantir que nenhuma mulher sofra em silêncio e que a mudança seja real e permanente”, completou.

Entre as propostas apresentadas durante o evento, destacaram-se o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao acolhimento e à proteção das mulheres, além da ampliação de campanhas educativas sobre o enfrentamento à violência doméstica. As ações sugeridas têm como objetivo não apenas conscientizar a sociedade, mas também mobilizar o sistema de justiça para implementar medidas práticas que assegurem a proteção das vítimas e combatam a impunidade de forma efetiva.

Ao término das discussões, os organizadores enfatizaram a importância da união de esforços para transformar ideias em ações concretas. “A iniciativa serviu como um chamado à sociedade para se engajar ativamente na construção de uma realidade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos