Empresários buscam alternativas para minimizar impactos dos feriados

quinta, 21 de novembro de 2024

Representantes empresariais e do Legislativo discutem soluções para conciliar cultura e economia. O número reduzido de dias úteis no mês preocupa comerciantes pela dificuldade de cumprir metas financeiras.

Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra, Jair Schllemer, reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal, Adriano César Richter, acompanhado do empresário e ex-presidente da ACIAG, Marciel Barbosa Lobato. O objetivo foi debater os impactos econômicos causados pela alta concentração de feriados no mês de novembro e buscar alternativas para equilibrar as demandas do comércio local com a preservação das datas comemorativas.

Segundo representantes do setor empresarial, o número reduzido de dias úteis no mês preocupa comerciantes, especialmente pela dificuldade em manter o fluxo de produtividade e cumprir metas financeiras. De acordo com Schllemer, apenas 16 dias úteis estarão disponíveis em novembro, considerando feriados, sábados e domingos.

“A redução significativa no número de dias trabalhados impacta diretamente a economia local, dificultando o cumprimento de metas, prazos e compromissos financeiros, além de gerar prejuízos ao setor de serviços e ao comércio varejista”, destacou Schllemer.

Marciel Lobato reforçou a necessidade de um entendimento conjunto. “A nossa intenção é encontrar um equilíbrio que beneficie tanto os trabalhadores quanto os empresários, considerando a importância cultural dos feriados e os desafios enfrentados pelo comércio.”

O presidente do Legislativo Municipal, Adriano César Richter, assegurou que a demanda será analisada com atenção. Ele também se colocou à disposição para abrir o diálogo com a sociedade e com o poder público para buscar soluções, incluindo, possivelmente, a transformação dos feriados municipais em pontos facultativos. Essa mudança poderia aliviar a classe empresarial da obrigatoriedade de manter o comércio fechado nessas datas, proporcionando maior flexibilidade para que os comerciantes decidam, de forma individual, sobre o funcionamento de seus estabelecimentos, considerando suas demandas e estratégias de mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos