Caciopar debate energia e pedágio em reunião no Oeste do PR
terça, 01 de julho de 2025
A ACIAG participou da reunião em Matelândia, focando nas quedas de energia e nos impactos econômicos do novo pedágio Cascavel-Guaíra, buscando investimentos e transparência para o crescimento regional.
No último sábado, 29 de junho, cerca de cem empresários e líderes do Oeste do Paraná se reuniram na Associação Comercial e Empresarial de Matelândia (Acima) para debater os desafios de infraestrutura que não acompanham o acelerado crescimento da região.
O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), José Luiz Lczbinski, participou do encontro e debateu dois problemas que preocupam a entidade: as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica — que afetam tanto a zona urbana quanto a rural de Guaíra — e os impactos econômicos da nova concessão de pedágios, especialmente no trecho entre Cascavel e Guaíra.
O encontro da Caciopar revelou que o Oeste do Paraná cresceu 234% entre 1997 e 2023, superando a média nacional. No entanto, os investimentos em infraestrutura não acompanharam esse avanço. Como destacou Felipe Ferreira, “avançamos mais do que a infraestrutura consegue acompanhar”. A situação é agravada por eventos climáticos extremos — como os 19 temporais registrados nos últimos dois anos e meio — que intensificam os problemas na rede elétrica da região.
Carlos Eduardo Galina, gerente de Operações de Campo da Copel na região Oeste, apresentou os investimentos em andamento, como a implantação e ampliação de subestações e redes de alta tensão. Ele também destacou o Programa Rede Elétrica Inteligente, que prevê a instalação de dois milhões de novos medidores no Paraná. Cerca de 73% da meta já foi alcançada, com investimentos superiores a R$ 3 bilhões, sendo parte significativa destinada ao Oeste do estado.
A Fiep, em parceria com a Copel, está desenvolvendo um convênio para mapear as demandas energéticas das empresas, visando maior eficiência e qualidade no fornecimento. Além disso, foram anunciadas a criação de uma superintendência de gestão energética na Secretaria de Planejamento e a estruturação de um setor específico na Copel para atendimento a grandes consumidores.
“A ACIAG considera cruciais os investimentos da Copel, mas cobra melhorias concretas e imediatas para os consumidores de Guaíra. A entidade espera que as iniciativas resultem em um fornecimento mais estável, eficiente e adequado às necessidades das empresas locais, que são as principais impulsionadoras da economia da cidade”, afirmou José Luiz.
Outro tema importante tratado na reunião foi o dos pedágios. Rafael Amaral, da Fiep, apresentou o Observatório dos Pedágios — uma plataforma online que permite o monitoramento em tempo real de informações sobre a nova concessão, como fluxo e tarifas. A ferramenta, que utiliza inteligência artificial, visa garantir transparência, o cumprimento dos contratos e o andamento das obras.
Durante o encontro, também foi aprovada uma moção para que a Caciopar cobre das autoridades e entidades competentes a instalação de um Batalhão da Polícia Militar em Medianeira, reforçando o compromisso regional com a segurança pública.
Galeria de Fotos