Associação Comercial participa da audiência pública da Ferroeste

sexta, 20 de maio de 2022

A reunião fez parte do processo de licenciamento ambiental, realizado pelo Ibama para dar continuidade ao processo de execução da obra.

Nem a noite fria afugentou os moradores de Guaíra que lotaram o auditório do Salão Navegantes, na última quarta-feira (18), para ouvir detalhes do Estudo de Impacto Ambiental da nova Ferroeste, que ligará o Porto de Paranaguá (PR) até a cidade de Maracajú (MS).

A comunidade pode participar e interagir demonstrando interesse quanto a temas polêmicos, como a sustentabilidade ambiental e a geração de emprego. Osmar Volpatto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), marcou presença, esclareceu a importância do evento e destacou a união da comunidade quanto ao assunto.

“Essa foi uma reunião técnica apenas para seguir os trâmites legais quanto às licenças ambientais para a execução da obra. Aguardamos agora o leilão que acontecerá na Bolsa de Valores para angariar recursos junto à iniciativa privada, que garanta o investimento. Então tem muita coisa para acontecer ainda. O importante é que a comunidade de Guaíra mais uma vez fez a sua parte, participou do encontro e mostrou a sua força”, ressaltou Osmar.

O presidente reiterou que desde os anos 1980, que a comunidade de Guaíra ouve promessas relacionadas com a implantação de um terminal logístico na cidade, por isso existe uma certa resistência em falar do assunto. Mas acredita que o município possa estar vivendo um novo momento.

“Há anos a cidade se prepara. Eu mesmo já estive na vida pública e ajudei a elaborar o PLG, o projeto da Plataforma Logística de Guaíra, portanto estamos muito avançados em relação a outros municípios. O momento é muito oportuno, o Brasil precisa se tornar competitivo no mercado internacional e precisa urgentemente investir na sua infraestrutura, por isso estou muito otimista em relação ao futuro”, finalizou Volpatto.

Além de Guaíra, os municípios de Dourados (MS) e Cascavel (PR) também receberam as audiências públicas, que devem acontecer ainda nas cidades paranaenses de Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo site: www.audienciasnovaferroeste.com

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos