ACIAG e CACIOPAR vão trabalhar em defesa de demandas locais

quarta, 08 de janeiro de 2025

Uma comitiva da CACIOPAR visitará Guaíra para alinhar ações em parceria com a nova gestão da ACIAG focada no fortalecimento de demandas importantes, como a defesa contra a demarcação de terras produtivas.

A nova gestão da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) começa a consolidar seu trabalho, com foco no desenvolvimento regional e, principalmente, em soluções para os desafios enfrentados pelos comerciantes locais.

Durante a posse da nova diretoria, realizada no último sábado, a cidade recebeu a visita do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), Reni Fernande, que representa as 45 associações comerciais da região.

Em seu discurso de posse, a nova presidente da ACIAG, Sabrina Aquino, destacou os desafios enfrentados pelo município e solicitou o apoio da CACIOPAR em duas questões prioritárias: a problemática da demarcação de terras produtivas e a necessidade de repactuação dos royalties do Lago de Itaipu. Segundo Sabrina, esses temas impactam diretamente a economia local e exigem articulação entre os municípios da região.

“Guaíra está vivendo um período de grandes transformações. Nossa sociedade clama por soluções para questões cruciais que afetam diretamente nossa cidade e o comércio local”, destacou Sabrina em pedido a Reni. Ela também ressaltou a importância do apoio de instituições como a CACIOPAR, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e lideranças políticas do estado na defesa dos interesses empresariais.

O presidente da CACIOPAR, Reni Fernande, reforçou seu apoio às demandas de Guaíra, especialmente quanto à defesa da propriedade de terras produtivas. Ele citou como exemplo o caso de Quedas do Iguaçu, sua cidade natal, onde, em 2015, uma área de reflorestamento da Araupel foi invadida por famílias de sem-terra. A falta de acordo prolongou o conflito e resultou na redução drástica do quadro de funcionários da empresa, causando grande impacto econômico na cidade.

Com base nas demandas apresentadas pela ACIAG, uma comitiva da CACIOPAR e do Programa Oeste de Desenvolvimento (POD) visitará Guaíra nos próximos dias. O objetivo do encontro é discutir ações concretas para defender os interesses locais. A reunião deverá contar com a participação dos poderes executivo e judiciário, do Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (PRODESG) e de outros agentes de desenvolvimento regional.

Sabrina Aquino acredita que a união de forças é essencial para levar as reivindicações de Guaíra às mais altas esferas associativistas e garantir o avanço das pautas que visam fortalecer o desenvolvimento da cidade e a economia local.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Alisson Borelli

Galeria de Fotos